Tênis

 

 

A grande Maria Esther Bueno (1939-2018). A maior tenista brasileira e melhor do mundo em sua época exibe seu troféu de campeã de Wimbledon.

A paulistana Maria Esther Bueno venceu três vezes Wimbledon, em simples (1959, 1960 e 1964), e cinco vezes, em duplas. No US Open, foi tetracampeã, em simples e em duplas. Foram fantásticos 589 títulos ao longo de sua carreira, atingindo seu auge no final dos anos 50 e anos 60. Em 1978, ela foi eleita para a International Tennis Hall of Fame.

 

 

Esporte

 

O Erro Conceitual da Bola Pesada

Por Jonildo Bacelar

O peso da bola não muda durante um ponto, a não ser por desprezível perda de feltro ou ar interno. O peso da bola é sempre o produto de sua massa pela aceleração da gravidade, não importa a velocidade imposta pelo tenista.

Esse erro conceitual, comum entre tenistas, prejudica o adolescente em seus estudos na escola, quando lhe é cobrado os conceitos acadêmicos relativos ao movimento dos corpos.

O que o tenista sente quando a bola atinge sua raquete é o impulso provocado pela bola, transferindo sua quantidade de movimento, que é o produto da massa pela velocidade da bola.

Infelizmente, a grandeza física quantidade de movimento não é usada na linguagem popular.

 

Brasil Open

 

 

Rod Laver

 

John McEnroe

 

 

Esporte

 

O estadunidense John McEnroe em sua movimentação de saque. Com elegância e genialidade, o ex-número 1 do mundo venceu três vezes Wimbledon e quatro vezes o US Open, em simples, durante seu auge: final dos anos 70 e início dos anos 80. Seu domínio nas duplas foi ainda maior. Em 2010, ele abriu a John McEnroe Tennis Academy, em Nova York.

 

Tenista brasileira

 

Torneio

 

Copyright © Guia Geográfico - Tênis, Notícias e Lendas do Esporte

 

O australiano Rod Laver, considerado um dos maiores tenistas de todos os tempos. O único a vencer os quatro Grand Slams numa mesma temporada: 1962 e 1969.

 

A tenista baiana Patrícia Medrado desenvolve um dos mais interessantes projetos de ensino de tênis, no Brasil, através do seu Instituto Patrícia Medrado.

A tenista baiana aprendeu a jogar, em Salvador, na Associação Atlética da Bahia. Por 11 anos consecutivos (1974 a 1985) foi a tenista número 1 do Brasil. Alcançou 48ª posição do ranking mundial de simples (1982) e a 9ª em duplas.

 

Gustavo Kuerten, ídolo nacional e tricampeão de Roland Garros.

 

Brasil Open de Tênis, em Costa do Sauípe, litoral norte da Bahia. Em 2012, o ATP 250, passou a ser realizado em São Paulo.

Por décadas, a Bahia tem sediado grandes eventos internacionais de Tênis. O ATP de Sauípe foi por muitos anos o mais importante do Brasil. Também existiu o ATP de Comandatuba, no Sul do Estado. Itaparica também já sediou um ATP por muito tempo, onde jogou Mats Wilander, ex-número 1. O Costa Verde Tennis Clube, em Salvador, abrigou, por vários anos, um dos mais importantes torneios juvenis do País. Hoje, o esporte é um dos que mais crescem no Estado, em número de adeptos.

 

Tenista

 

Guga

 

Tênis

 

Esporte

 

Maria Esther Bueno

 

 

 

Tenista Baiana

 

 

 

 

 

Divulgação

 

 Mateus Pereira