Informática

 

Informática é o ramo do conhecimento dedicado ao tratamento da informação, através de computadores. Normalmente o termo é adotado como sinônimo de tecnologia de informação.

Mais História da Informática

 

Busca Temática

 

Steve Jobs (1955-2011, à direita) e Steve Wozniak, em 1976, ano em que fundaram a Apple. Steven Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955, em San Francisco, California. Foi um gênio visionário, famoso por saber o que as pessoas queriam antes que elas próprias soubessem. Irascível e incompreendido, Jobs foi demitido de sua própria empresa pelos investidores em 1985, mas retornou doze anos depois para salvá-la.

 

O computador HAL, que controla a nave mãe, tenta impedir a reentrada do astronauta Dave. Cena de 2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968), um dos mais celebrados filmes de ficção científica da história do cinema. HAL assassina os tripulantes da nave, acreditando que ameaçavam a missão para a qual foi programado. O filme de Stanley Kubrick, baseado no livro de Arthur Clarke, aborda possíveis conflitos futuros entre máquinas e humanos. As perigosas relações entre pessoas e futuros computadores artificialmente inteligentes são um tema recorrente na ciência e na ficção, sempre inconclusivos.

Por muitos anos, Stanley Kubrick (1928-1999) tentou desenvolver o tema em um segundo filme, mas não se satisfazia que os possíveis finais deslumbrados. Expôs seus dilemas amigo Steven Spielberg. Tinham um projeto em comum adaptado de um texto de Brian Aldiss, de 1969. Após a morte de Kubrick, Spielberg homenageou seu amigo com A.I. - Inteligência Artificial.

Até os anos '80, muitos diziam que era só desligar a tomada, mais ou menos como HAL foi desligado por Dave. Hoje sabemos o quanto ingênua é essa abordagem.

Do ponto de vista do processamento de informações, atualmente, o que melhor separa máquinas de humanos são os sentimentos. Não tardará muito até que se comece a simulá-los em computadores. Tentarão as ONGs defender os direitos das máquinas?

O destino da humanidade estará seriamente comprometido no dia em que os computadores aprenderem a mentir, então poderão eleger-se presidentes, aí... (já aprenderam, veja ao lado).

O desafio do século 21 é salvar o Planeta do excesso nas atividades humanas. No século 22 os desafios terão outras dimensões. Os dilemas de Kubrick podem atrasar um século (talvez nem tanto).

O mais provável, entretanto, é que os humanos equipem-se com máquinas até o ponto de ficar difícil distinguir o que é um, o que é outro, em sistemas cada vez mais complexos. Para nós, em nosso tempo, qualquer tentativa de imaginar o que virá depois parecerá ingênua no futuro.

Por Jonildo Bacelar, editor do Guia Geográfico

 

Tecnologia da Informação

Internet

Arquitetura, Órgãos e Navegadores

Ciência da Computação

Universidades e Pesquisa

Mecanismos de Busca

Notícias de Informática

Open Source

Segurança

Malwares, Spam e Botnets

 

 

IA

 

Ficção Cientifica

 

Em janeiro de 2017, Libratus, um supercomputador da Universidade de Carnegie Mellon, aprendeu a blefar e bateu facilmente quatro dos melhores jogadores profissionais de poker.

 

Internet

 

Informática

 

Pesquisa Escolar

 

Steve Jobs

 

Copyright © Guia Geográfico - Busca Temática - Informática, TI

 

 

 

Busca Temática

 

Imagens Informatica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação